PROJETOS


Memorial descritivo
Nome da peça | Cobra Colar Coral
Autoria | Carlos Pagano e Guerty Cabral Hack
Ano de criação | 2007
Local de produção | Atelier do artesão, Florianópolis.

Projeto desenvolvido durante o curso de design realizado na associação
“Quinta das Artes” pelo designer Marcelo Kammer, com o apoio do
Sebrae, Fundação Certi e Sapiens Park, realizado no segundo semestre
do ano de 2007.
Na procura de referenciais locais para desenvolver uma coleção, visando
o mercado de turismo existente na ilha de Santa Catarina. Observando
o meio ambiente a bela natureza esta mata atlântica onde estou
inserido, seus vegetais e animais que naturalmente nos remetem ao
princípio de tudo da criação da vida, da busca do original dentro de nós
mesmos, olhamos para a mão, para o pé. SERpente, instigante, mistura
de atração e asco, mística, surreal, penetrante, víbora peçonhenta.
A cobra coral nativa destas matas desperta a atenção pelo seu estilo,
suas cores, sua forma. Símbolo da busca da sabedoria, nas matas é um
ser encantado vibracional...Um caboclo. Ilha da Magia, Florianópolis
uma vocação da cultura local...
Na releitura de suas formas o colar cobra tem estilo exótico e místico,
a cobra no pescoço atrai para si e protege no momento asco que
afasta, olhar penetrante, veneno, atração. Nesta criação o papel mache
cumpre a forma do corpo a prata entra como o elemento de movimento
esquelético (elíptico) primitivo e também na condição de cor branca da
tríade de cores preta, coral e branco, o refinado e precioso chega com
o acréscimo dos rubis nos olhos e no guizo do rabo misturado a prata.
Criado pelo artesão joalheiro Carlos Pagano e desenvolvido em parceria
com a artesã Guerthi Cabral Hack, O projeto foi realizado entre os dois
atelieres localizados em Florianópolis.
A provocação era integrar os metais e as pedras preciosas a milenar
técnica oriental do papel mache.
No desenvolvimento técnico da Cobra Colar Coral, foram feitas primeiro
as peças que compõem o corpo em papel mache inclusive a cabeça e o
rabo, para tanto houve pesquisas e laboratórios e várias tentativas de
se produzir os cilindros em um padrão de espessura uniforme com a
textura apropriada. A prata foi acrescentada entre as peças de mache e
também como elemento de maleabilidade no vestir, que serve para não
aparecer à estrutura interna que é feita com um cabo de aço. Foram
acrescentadas na cabeça e no rabo pedras Rubi extraídas em Barra
Velha, Santa Catarina e lapidadas em Florianópolis. Na cabeça cravada
em prata no lugar dos olhos, no rabo aludindo ao guizo, que as cobras
chacoalham em situações de perigo.
Primeiro esboço aprovado da Jóia
Pré-modelos em plastilina




primeiro protótipo
A montagem foi feita de forma que garanta a funcionalidade, a durabilidade
e a resistência do colar, foi usado um cabo de aço preso nas duas
extremidades e entre as peças, onde também foram colocados cilindros de prata entre o mache, para trazer maleabilidade e conforto no
uso.
Prova do primeiro protótipo da Jóia (comercializado em Março de 2008)
Novas propostas de melhoria em execução





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